quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Composição

Na última sexta feira, dia 27/08, participei da primeira reunião de tutoria do projeto com a Grace Passô, assessorada pela Nina Bittencourt. Junto comigo, também foram orientadas as artistas Priscilla Natany e Lucimélia Romão que estão trabalhando na escrita de uma dramaturgia partindo do mito de Antígona e da luta das Mães de Maio do Brasil. Foi uma reunião muito significativa: primeiro porque foi um contato mais próximo com a Grace. Conhecer o projeto da Priscilla e da Lucimélia, ouvir o relato delas sobre as atividades das Mães de Maio e sobre as outras referências que elas têm pesquisado também foi enriquecedor. Por fim, em orientação, Grace me deu uma ideia: falei sobre meu desejo de abrir, ao invés de uma, duas turmas para contemplar mais jovens que demonstraram interesse em participar. Grace então me sugeriu abrir, sim, duas turmas, mas num primeiro momento trabalhar com um grupo e, na segunda metade do tempo de desenvolvimento da proposta, trabalhar com o outro.

Assim: de setembro a segunda metade de outubro, estarei com um coletivo. A seguir, trabalharei com o outro até a metade de dezembro.  

Encerrei as inscrições no dia 31 de agosto. Quarenta e quatro jovens manifestaram seu interesse em participar dessa experiência. Como disse na postagem anterior, as respostas dadas ao formulário às perguntas lançadas no formulário são instigantes. Vem por aí jovens curios_s, engajad_s, com repertórios  diversos e de diferentes partes do estado. Muitos amantes da literatura, outros do cinema. Um grupo possui experiência com Teatro. Alguns já transitaram pelas outras artes. Gente querendo se conhecer, aprofundar o que já conhece sobre dramaturgia e trocar ideia a respeito de arte, teatro e vida. 

Até sábado contarei aqui quem estará em cada grupo. 

Pensando nas implicações que esses coletivos aumentados me trarão, infelizmente não poderei trabalhar com tod_s (pensei em compor um coletivo com 17  jovens agora e  20 no próximo grupo). Todavia, tal demanda já é uma chama para que o projeto possa ganhar continuidade contemplando outras juventudes (de outras partes do Brasil, inclusive). 

Ainda não estabeleci quais critérios adotarei. Tenho pensado em utilizar o mais justo de todos: sorteio. No sábado, conto o que arquitetei para fazer essas escolhas. 

44 jovens: vários universos possíveis


Um comentário:

Uma reflexão...

Quero compartilhar com vocês uma reflexão que a fala de Sr. Miguel me trouxe. Estávamos somente eu, Miguel, Yaya e Virginia na chamada e tin...